Projeto Interdisciplinar

Os professores do CEF 08 orientaram seus alunos a desenvolverem atividades para a realização do trabalho proposto no Projeto Interdisciplinar da escola.
 O tema abordado sobre Educação Financeira foi muito bem recebido pelos alunos que, motivados , se envolveram na realização dos trabalhos.





















































































Começaram lendo o livro “No mundo do consumo” em sala de aula com a professora de PI. Em seguida, realizaram uma atividade multidisciplinar onde todos os professores participaram, desenvolvendo habilidades com seus alunos.
Os alunos trouxeram para sala de aula figuras de produtos anunciados em encartes e panfletos e em grupo fizeram cartazes simulando um mercado. Os “Mercados” foram expostos e as turmas simularam a prática do consumo, utilizando dinheirinhos (mesadas) para comprar os produtos expostos nos diferentes cartazes (mercados).
Depois de cada grupo adquirir os produtos que quiseram, foi solicitado pelos professores de matemática que os separassem em necessário ou supérfluos, fizessem o orçamento, acrescentassem outras despesas que uma família possui, como aluguel, água, luz, telefone, impostos, etc., considerando uma renda mensal de dois salários mínimos e fizessem os cálculos para verificar o saldo final. 
Os grupos fizeram a conclusão do trabalho, onde falaram da importância desta experiência em suas vidas. 
Os professores de Ciências tiveram a oportunidade de explorar seus conteúdos, solicitando aos alunos a classificação dos produtos em orgânicos ou inorgânicos, se as embalagens eram necessárias ou não e quais poderiam ser reciclados.
Além de aprender a fazer economia, fazer seu próprio orçamento e cuidar da mesada, puderam também refletir sobre o consumismo e outras questões sociais, como a importância de uma boa administração. 
Por meio de uma avaliação formativa ocorrida durante todo o processo, foi possível perceber a construção do conhecimento dos alunos e fazer as intervenções necessárias para seu êxito.  
Isto é só o começo...
Nos aguarde! Ainda tem mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Reservamos-nos o direito de não responder aos comentários sem a devida identificação, eles serão ignorados.

Visualizações

Arquivo

Categorias

Voltar ao topo